A Secretaria investiu nas reformas das escolas.

Ao longo do ano de 2023, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jóia desempenhou um papel essencial na promoção do ensino de qualidade e na valorização da cultura local. Dentre as principais ações e investimentos realizados, destacam-se:

Reformas nas Escolas: A Secretaria direcionou esforços significativos para melhorar a infraestrutura das instituições educacionais, contemplando diversas escolas e instituições. As principais reformas realizadas incluíram:

- EMEF João XXIII: Troca de assoalho em duas salas, visando proporcionar um ambiente mais seguro e adequado para os alunos.

- EMEF João Antônio: Reforma da cobertura para garantir a proteção e a durabilidade da estrutura escolar.

- EMEI Lar da Ternura: Substituição do telhado para assegurar a integridade do ambiente educativo.

- EMEF Angel Custódio Hernandes: Renovação da cobertura para promover um espaço mais protegido e apropriado para as atividades escolares.

- EMEF Conquista Dezesseis de Outubro: Troca de instalações elétricas, contribuindo para a segurança e o bom funcionamento da escola.

Formação Continuada: Destaque para a implementação da Lei Lucas, com formações conduzidas por psicólogos nas escolas municipais e estaduais, reforçando a importância da capacitação contínua para os profissionais da educação.

Eventos Culturais e Cívicos: A Secretaria foi fundamental na organização e apoio a eventos como a Expo Jóia, inclusive contribuindo para o lançamento de um livro histórico sobre Jóia, além de coordenar desfiles cívicos e eventos tradicionais como as comemorações do Dia da Criança, Feira do Livro e programação especial de Natal.

Manutenção das Escolas: Garantindo a qualidade do ambiente escolar, a Secretaria viabilizou recursos para a alimentação, transporte escolar, materiais de limpeza e expediente, priorizando o bem-estar e a segurança dos estudantes.

Cultura e Esporte: Além das atividades educacionais, a pasta promoveu o Campeonato Municipal de Campo e Bocha, incentivando a prática esportiva e a integração comunitária.

Iniciativas Culturais e Apoio Artístico: Destaque para o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo e o cadastro do Plano de Ação da Lei Aldir Blanc, demonstrando o compromisso da Secretaria com o apoio às manifestações artísticas locais e regionais.

O comprometimento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jóia em oferecer uma educação de qualidade aliada à promoção cultural fortalece não apenas o ambiente escolar, mas também enriquece a identidade cultural da comunidade, evidenciando o cuidado e o apoio contínuo para o desenvolvimento integral dos cidadãos.

Data de publicação: 27/12/2023