RSS Jóia - RS Notícias de Jóia/RS Wed, 05 Oct 2022 22:58:10 -0300 Wed, 05 Oct 2022 22:58:10 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.joia.rs.gov.br/rss Concurso das Soberanas do Município de Jóia é alterado Tue, 04 Oct 2022 16:37:55 -0300 https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1680/?concurso-das-soberanas-do-municipio-de-joia-e-alterado.html https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1680/?concurso-das-soberanas-do-municipio-de-joia-e-alterado.html A Comissão Organizadora do Concurso das Soberanas do município de Jóia e da V ExpoJóia 2023/2024 divulgou nesta terça-feira (04), mudanças no regulamento para a avaliação e também prorrogou o prazo de inscrição. 


Entre as mudanças, estão os critérios na avaliação das candidatas, sendo composta pelas seguintes etapas: Desfile de passarela (Coletivo e Individual) e após o desfile individual cada candidata terá o tempo de dois minutos para dizer aos jurados "por que quer ser soberana do município?". A outra alteração refere-se ao prazo das inscrições, que foi prorrogado até o dia 20 de outubro de 2022


As inscrições ao concurso das Soberanas devem ser realizadas junto a recepção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, localizada na rua Edmar Kruek, n° 188, de segunda a sexta- feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. 


Serão consideradas Soberanas da V ExpoJóia, as três candidatas que obtiverem as maiores médias finais em sequência. 


O regulamento, bem como seus anexos, estão à disposição, também, no site (.joia.rs.gov.br) e nas redes sociais do Município. Os demais itens do Edital nº 1/2022 permanecem sem alterações.
]]>
Prefeitura Municipal revitaliza antiga estrada de acesso ao município Tue, 04 Oct 2022 12:11:54 -0300 https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1679/?prefeitura-municipal-revitaliza-antiga-estrada-de-acesso-ao-municipio.html https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1679/?prefeitura-municipal-revitaliza-antiga-estrada-de-acesso-ao-municipio.html A Prefeitura Municipal está trabalhando na revitalização da antiga entrada ao município, que hoje é o acesso secundário a Jóia.
Segundo o prefeito Adriano Marangon de Lima, é por essa estrada que devem transitar os caminhões que transportam a produção agrícola, principalmente as cooperativas localizadas no perímetro urbano.
Uma equipe terceirizada está desenvolvendo o trabalho, sob coordenação da prefeitura joiense.
]]>
Confira orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde sobre varíola dos macacos Tue, 04 Oct 2022 12:07:34 -0300 https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1678/?confira-orientacoes-do--centro-estadual-de-vigilancia-em-saude-sobre-variola-dos-macacos.html https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1678/?confira-orientacoes-do--centro-estadual-de-vigilancia-em-saude-sobre-variola-dos-macacos.html O Centro Estadual de Vigilância em Saúde através do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde publicou uma nota informativa conjunta com orientações para prevenção e controle da monkeypox, ou varíola dos macacos, nas comunidades escolares.

A monkeypox é uma doença viral, transmissível através do contato com pessoas ou animais infectados. Em 2022, a doença foi declarada como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em razão da ocorrência de um surto em que vários países notificaram casos pela primeira vez, a exemplo do Brasil.


A transmissão entre humanos ocorre por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados, sendo que o contato direto com a pele ou com objetos contaminados tem papel fundamental. A maior parte dos casos confirmados, até o presente momento, tem relação com o contato físico, incluindo os contatos intradomiciliares, ou seja, pessoas que moram na mesma casa, e compartilham utensílios como toalhas ou lençóis.

Entre as principais medidas de prevenção direcionadas para toda a comunidade escolar (alunos, pais/responsáveis, trabalhadores) estão:

 Higienizar frequentemente as mãos, na entrada na instituição, antes e após a alimentação, antes e após a ida ao banheiro, após contato com superfícies em geral (como grades, maçanetas, mesas, etc.). Se possível, complementar a higienização das mãos com álcool em gel.

 Manter objetos para uso individual, como garrafas d’água e utensílios de alimentação (copos, pratos, talheres), evitando o compartilhamento sem a devida higienização entre os usos.

 Fazer uso de máscara cirúrgica, sempre que possível.

 Utilizar a etiqueta respiratória: cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou com um lenço de papel, ao tossir ou espirrar.

 Comunicar imediatamente a percepção de algum sinal ou sintoma relacionado à monkeypox, como surgimento de feridas na pele, boca, órgãos genitais, sensação de febre, caroços no pescoço, virilha ou axila.

 Evitar os contatos físicos que não sejam estritamente necessários, como abraços, beijos, apertos de mão.

Entre as principais medidas de prevenção sob a responsabilidade das instituições escolares:

 Disponibilizar lavatórios de fácil acesso, com sabão líquido e papel toalha, nos sanitários e/ou em áreas comuns.

 Disponibilizar, sempre que possível, dispensadores de álcool gel a 70% em pontos estratégicos para uso na higienização das mãos.

 Orientar o uso de máscaras para todos membros da comunidade escolar maiores de 02 anos de idade, durante a permanência no ambiente escolar ou no transporte coletivo. Manter os ambientes bem ventilados, optando sempre que possível por ventilação natural, com abertura de portas e janelas.

 Garantir a higienização (limpeza seguida de desinfecção) correta e frequente, diariamente e sempre que necessário, das superfícies em todos os ambientes, inclusive de classes, mesas, corrimões, maçanetas, acionadores de descargas, pias, torneiras e outros locais de contato manual.

 Realizar a limpeza e desinfecção frequente de objetos compartilhados como, por exemplo, telefones, controles de televisão, jogos de tabuleiros, brinquedos.

 Criar rotinas de lavagem de mãos ou higiene das mãos com álcool gel antes da entrada em refeitórios, bibliotecas, salas de jogos, entre outros locais.

]]>
Reabertas as inscrições para o PSS de Educador Especial Tue, 04 Oct 2022 09:48:11 -0300 https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1677/?reabertas-as-inscricoes-para-o-pss-de-educador-especial.html https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1677/?reabertas-as-inscricoes-para-o-pss-de-educador-especial.html O Prefeito de Jóia, Adriano Marangon, no uso de suas atribuições, visando à contratação de pessoal, por prazo determinado, reabre o prazo para inscrições ao Processo Seletivo Simplificado de Educador Especial até o dia 14 de outubro de 2022.

O novo prazo foi estabelecido em razão que não houve inscritos com a formação exigida pela legislação vigente. As inscrições devem ser realizadas conforme determina o Edital nº 30/2022.

Confira os editais abaixo:
]]>
Cartões do vale-alimentação são entregues aos servidores municipais Mon, 03 Oct 2022 13:17:59 -0300 https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1675/?cartoes-do-vale-alimentacao-sao-entregues-aos-servidores-municipais.html https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1675/?cartoes-do-vale-alimentacao-sao-entregues-aos-servidores-municipais.html O Prefeito Adriano Marangon de Lima efetuou nesta terça-feira (04) a entrega dos cartões referente ao ‘Vale-Alimentação’, aos servidores do município. A entrega contou com a presença de representantes do ‘Banrisul Cartões’.

Os cartões foram entregues com o crédito desde a data da aprovação da Lei autorizativa nº 4.049/2022. Os demais cartões serão entregues aos Secretários, que por sua vez, farão o repasse aos seus servidores juntamente com o responsável do Setor de Pessoal.

]]>
Alunos da Escola Cacique Sepé participam de palestra do Programa Saúde na Escola Mon, 03 Oct 2022 13:20:32 -0300 https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1676/?alunos-da-escola-cacique-sepe-participam-de-palestra-do-programa-saude-na-escola.html https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1676/?alunos-da-escola-cacique-sepe-participam-de-palestra-do-programa-saude-na-escola.html Alunos da escola Cacique Sepé, na localidade de São Pedro do Pontão, interior de Jóia, receberam na última sexta-feira (30), a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Zandra Morais. Os estudantes participaram de uma palestra que integra o Programa Saúde na Escola. O assunto abordado dessa vez foi sobre sexualidade e gravidez na adolescência.

]]>
Cancelada a Feira do Livro de Jóia Fri, 30 Sep 2022 17:20:02 -0300 https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1674/?cancelada-a-feira-do-livro-de-joia.html https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1674/?cancelada-a-feira-do-livro-de-joia.html Prefeito assume interinamente a Secretaria Municipal de Educação e Cultura Fri, 30 Sep 2022 16:37:10 -0300 https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1673/?prefeito-assume-interinamente-a-secretaria-municipal-de-educacao-e-cultura.html https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1673/?prefeito-assume-interinamente-a-secretaria-municipal-de-educacao-e-cultura.html O Poder Executivo informa que a partir desta sexta-feira (30), o Prefeito Adriano Marangon de Lima assume interinamente como responsável pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), em substituição a Professora Clarice Casarotto que deixa o cargo nessa data.]]> Audiência Pública para discussão de Diretrizes Orçamentárias será nesta segunda-feira Fri, 30 Sep 2022 16:09:20 -0300 https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1672/?audiencia-publica-para-discussao-de-diretrizes-orcamentarias-sera-nesta-segunda-feira.html https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1672/?audiencia-publica-para-discussao-de-diretrizes-orcamentarias-sera-nesta-segunda-feira.html

O Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições e de conformidade com a Lei Orgânica Municipal, torna público e informa a população em geral e a quem interessar que está promovendo a realização de Audiência Pública para Apresentação e Discussão do Projeto de Lei que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2023.

Será na sala de reuniões da Prefeitura, na próxima segunda-feira (03), às 08h. Toda população fica devidamente convocada para, querendo, participar da Audiência Pública.

]]>
Secretaria Municipal de Saúde pede auxílio da comunidade para ampliar vacinação contra poliomielite Thu, 29 Sep 2022 15:57:17 -0300 https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1671/?secretaria-municipal-de-saude-pede-auxilio-da-comunidade-para-ampliar-vacinacao-contra-poliomielite.html https://www.joia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1671/?secretaria-municipal-de-saude-pede-auxilio-da-comunidade-para-ampliar-vacinacao-contra-poliomielite.html Considerando a baixa procura pela vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e a não adesão dos pais e mães para vacinar seus filhos menores de cinco anos e, respectivamente, a baixa cobertura vacinal em todo País, foi prorrogada, mais uma vez, a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos. O município de Jóia consta com 69% das crianças imunizadas, e precisa atingir a meta de 95%.
Por isso, pedimos a sua ajuda! Sim, você pode nos ajudar a atingir esse percentual. Em nossa página no Facebook estamos pedindo sugestões sobre o que a nossa equipe de vacinação pode fazer para alcançar todas as crianças que ainda não receberam a vacinação. Você pode ajudar deixando seu comentário.
No Instagram também abrimos uma “caixinha de perguntas”, onde você pode sugerir ações para que possamos alcançar esses índices. Sua colaboração é muito bem-vinda!
]]>