O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

O município de Jóia aderiu a mais um programa de qualificação dos agentes de saúde. Trata-se do programa "Saúde com Agente", uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Esse é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrido (modalidade presencial e a distância, integradamente).

O Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no combate ás Endemias tem carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses.

No município de Jóia/RS os 18 estudantes (ACS- Agente Comunitário de Saúde+ACE- Agente de Combate a Endemias), realizam suas atividades práticas e de dispersão sob a supervisão e acompanhamento da Preceptora Zandra Obregon Morais(enfermeira) da Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa visa a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas; bem como melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros.

Data de publicação: 13/02/2023