Foram recolhidos aparelhos eletroeletrônicos de forma gratuita, que terão destinação ambiental correta.

A Administração Municipal, através do Setor de Meio Ambiente, realizou na sexta-feira (24 de julho), uma Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico. Foram recolhidas 364 unidades de lâmpadas, 21 tonners e 6.880 kg de material eletrônico, equivalente a 40 m³. De acordo com Oneide Sassi, do Setor Ambiental, esta Campanha arrecadou uma quantidade bem maior que das outras vezes, onde foi coletado no máximo 30 m³ de lixo eletrônico. Entre os equipamentos eletrônicos mais descartados nesta Campanha está o aparelho de televisão de modelo antigo.

A preocupação da Prefeitura com o recolhimento deste tipo de lixo se deve principalmente ao seu potencial poluidor, já que estes equipamentos são fabricados com metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causa doenças graves. Por este motivo, equipamentos eletrônicos não devem ser descartados na natureza. Se você possui eletroeletrônico para ser descartado, guarde e espere as Campanhas ou traga até o Setor Ambiental da Prefeitura.

A empresa responsável pelo material recolhido foi a Natusomos, da cidade de Horizontina, que é especializada na reciclagem de eletroeletrônicos.

Data de publicação: 29/07/2020