A Secretaria de Saúde está aguardando a confirmação dos exames destes quatro casos suspeitos de dengue em nosso município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jóia, através da Vigilância Epidemiológica, registra quatro casos suspeito de Dengue no município, aguardando confirmação do LACEN/RS (Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul). Os bloqueios de criadouros foram realizados nestas áreas pelo Controle de Vetores e iniciou-se o trabalho de nebulização.

Na próxima semana, inicia-se o mutirão contra o Aedes aegypit em nosso município, por profissionais da Secretaria de Saúde, entre agente de combate a endemias, agente ambiental e agente comunitários da saúde. Serão visitadas as residências procurando passar orientação preventivas aos moradores, e a busca e eliminação de focos. “O mutirão ajuda a eliminar muitos focos, mas os munícipes precisam dar continuidade ao trabalho”, alerta a Secretária de Saúde Isadora.

A Secretaria de Saúde ressalta que é indispensável que todas as pessoas que apresentarem sintomas de Dengue procurem a UBS (Unidade Básica de Saúde), para que possa haver o controle da transmissão da doença desde o início, antes que a situação se torne incontrolável. É necessário se dirigir a UBS para realizar a notificação da suspeita de dengue e assim, também, fazer o histórico do paciente. Esse histórico é importante para que o Controle de Vetores possa mapear e bloquear possíveis áreas e setores, onde haja circulação dos vírus cujo transmissor é o mosquito Aedes aegypit.

O papel da população é manter seu ambiente (casa, quintal, terreno baldio ou construção), RIGOROSAMENTE, limpo e sem nenhum tipo de recipiente que acumule água, pois é dentro desta água que o mosquito se reproduz e sai em busca de sangue humano para maturação de seus ovos, para garantir a sobrevivência de sua espécie. É aí que os seres humanos se tornam vítimas do Aedes.

Data de publicação: 12/03/2020

Compartilhe!