A Prefeitura Municipal, juntamente com a EMATER, realizou estudos e estima que o prejuízo com a seca pode passar de 40% nas lavouras de milho.

No dia 02 de janeiro de 2020, estiveram reunidos no Gabinete, o Prefeito em exercício - Ari Ecker, o chefe da EMATER do escritório Municipal - Bergson Marcos dos Santos, o Coordenador da Administração e Finanças - José Carlos Salles Machado, Coordenador Municipal da Defesa Civil - Oneide Sassi e o Coordenador da secretaria municipal da agricultura - Pedro Roberto Pedroso. A reunião teve como objetivo discutir os prejuízos na cultura do milho e suas possíveis consequências, além da preocupação com as demais culturas, a água e saúde pública.

A última chuva geral no município de Jóia foi no dia 14 de Novembro de 2019, após esta data as precipitações foram irregulares. O município tem extensão territorial de 1235,83km², em determinadas áreas a precipitação pluviométrica é muito irregular, e através de uma estimativa, o prejuízo pode passar de 40% nas lavouras de milho (2. 700 ha), principalmente no milho para silagem, podendo em um futuro próximo trazer transtornos na bacia leiteira. “Sabemos que um bom alimento para o gado interfere não só na estrutura animal mas também na produção deste animal, o milho silagem não apresentando qualidade, as dificuldades para o produtor aumentam na bacia leiteira”, destaca Oneide Sassi.

A   preocupação também é com as demais culturas, principalmente com a soja, pois economicamente é a cultura de maior área de cultivo no município, sendo estimado o plantio de 81.000 hectares, e caso a situação de irregularidade e déficit hídrica se prolongar, o prejuízo é iminente.

Data de publicação: 03/01/2020