Desde o primeiro semestre de 2023, o vírus da Febre Amarela circula no Rio Grande do Sul;

Desde o primeiro semestre de 2023, o vírus da Febre Amarela circula no Rio Grande do Sul. Os primeiros casos surgiram em Caxias do Sul e Santo Antônio das Missões, com a morte de primatas. Em outubro, casos foram detectados em bugios nos municípios de Riozinho, Três Coroas, São Borja e Santo Antônio das Missões. Recentemente, em novembro, amostras de bugio foram detectadas com o vírus em Porto Alegre.
A febre amarela é uma doença viral, transmitida por mosquitos que habitam áreas silvestres. Todo indivíduo NÃO vacinado ou com estado de vacinação ignorado, que apresente quadro infeccioso febril agudo, acompanhado de icterícia ou manifestações hemorrágicas com exposição em área de risco ou locais com ocorrência é considerado suspeito.
A Febre Amarela possui alta letalidade, mas é prevenível pela vacina.
Dos 09 meses aos 04 anos, a dose pode ser administrada uma vez, acompanhada de reforço. Em pessoas a partir dos cinco anos de idade, a dose pode ser administrada de forma única.

Data de publicação: 12/12/2023