Preço do leite e busca por emendas parlamentares estão entre as pautas;

O prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima, acompanhado do secretário de Administração, José Machado, está em Brasília onde acompanha uma série de pautas de interesse do município e região. O gestor que também preside a Amuplam- Associação dos Municípios do Planalto Médio, se reuniu com deputados e senadores da bancada gaúcha para debater sobre o preço do leite pago ao agricultor, que vem sendo prejudicado há meses. O prefeito lembrou que em Jóia são cerca de 300 produtores que já vem sofrendo com a baixa produtividade em razão da estiagem dos últimos anos. O prefeito também lembrou que se comparado ao mesmo período do ano passado, os insumos baixaram 6% enquanto que o produto leite teve uma baixa de 35%, estimando um prejuízo de 29% ao produtor em relação ao mesmo período de 2022. Para Marangon, a queda se deve a dois fatores principais: o aumento das importações e o enfraquecimento do consumo. Segundo ele, os 11 prefeitos da Amuplam elencaram essa como a pauta prioritária a ser defendida em Brasília. 
Além disso, Marangon defendeu outras pautas de interesse do município de Jóia. Na Câmara Federal,acompanhado do secretário Zé Machado, o gestor levou demandas aos deputados Pedro Westephalen, Covatti Filho, Dionilso Marcon, Afonso Hamm, Pompeo de Mattos e Any Ortiz. No Senado federal foi protocolado pedidos junto aos gabinetes dos 3 senadores gaúchos, ou seja, Luís Carlos Heinze, Amilton Mourão e Paulo Paim. As demandas solicitadas se concentram nas áreas de saúde, segurança pública e estradas rurais.
Algumas das visitas já tiveram resultado, segundo o prefeito: "conseguimos a confirmação da destinação de mais R$ 600 mil em emendas. O compromisso firmado de buscar junto ao governo federal alternativas para o fortalecimento da bacia leiteira e ainda o empenho dos parlamentares para que a Brigada Militar de Jóia consiga uma viatura própria pra atender o meio rural, este último um pedido da prefeitura, da Câmara de Vereadores, ACI, Sindicato Rural e Brigada Militar de Jóia" conclui o prefeito.

Fonte: Assessoria de comunicação

Data de publicação: 27/09/2023

Compartilhe!