Jóia alcançou a nota 9,78 no indicador sintético de desempenho.

O município de Jóia alcançou a nota 9,78 no Indicador Sintético de Desempenho, que leva em conta sete indicadores da atenção primária, que são:

1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação.
2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.
3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.
4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS.
5 - Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada.
6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre.
7 - Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Com esta nota o Município de Jóia ficou em 28ª colocação dentre os 492 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A avaliação é realizada a cada quatro meses e o último resultado engloba o primeiro quadrimestre de 2023.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jóia, Isadora Fontana, o Previne Brasil é o principal instrumento de avaliação do Ministério da Saúde para aferir a qualidade da atenção primaria nos municípios. E a sua nota impacta diretamente na quantidade de recursos que são enviados para as cidades.

“Os indicadores avaliados são fruto do trabalho das Equipes de Atenção Primária e seus profissionais. Em Jóia possuímos 03 Equipes de Estratégia de Saúde da Família compostas por diversos profissionais que atendem a população joiense.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária” afirma Isadora.

Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Data de publicação: 25/05/2023