A Administração Municipal pede a colaboração de todos no cuidado da água.

O Município de Jóia, pelo segundo ano consecutivo, está sofrendo com a estiagem que atinge a região. A Administração Municipal decretou situação de emergência no final de dezembro e ainda aguarda pela homologação por parte do Governo Estadual.

Como primeiras medidas, a municipalidade preocupada com a falta de água pra consumo, investiu na troca de reservatórios e manutenção da rede hídrica, tanto na cidade quanto no interior. Também passou a oferecer a abertura e limpeza de bebedouros nas propriedades rurais para consumo animal e nas propriedades onde não tem água a disponibilidade do abastecimento com o chamado "caminhão pipa".

Essas medidas em um primeiro momento solucionaram o problema em algumas localidades e amenizaram em outras. Porém, com o prolongamento da estiagem a situação volta a preocupar.

O Prefeito de Jóia Adriano Marangon lamenta essa situação. "Hoje temos propriedades onde não choveu 20 milímetros, nos últimos 60 dias, isso associado com altas temperaturas e o vento, que deixa o solo seco e os recursos hídricos cada vez mais escassos. Todos estamos sofrendo com essa estiagem, e o que mais nos preocupa nesse momento é com a falta água” firma Marangon.

Outra medida desenvolvida pela Administração é a preservação das nascentes. Conforme o Secretário Municipal de Administração, José Machado, um importante projeto de preservação de nascentes está sendo desenvolvido no município. “Jóia é reconhecida como 'terras das nascentes' e precisamos fazer os investimentos necessários para manter essas que são fonte de vida em plena estiagem", disse ele.

Na Agricultura as perdas econômicas já ultrapassam o valor de 150 milhões de reais e ainda está sem plantio uma área de mais de 2 mil hectares, devido a falta de condições climáticas adequadas.

A Administração Municipal pede a colaboração de todos no cuidado da água. Economizar é a melhor recomendação nesse período.

Data de publicação: 26/01/2023