Assinatura visa firmar acordo entre a UFFS e Promotoria Regional Ambiental de Santo Ângelo

Na última quinta-feira (17), a Fiscalização Ambiental do município, representado pelo fiscal Raul Jaeschke Jacobs, participou da reunião do comitê da bacia hidrográfica do Rio Ijuí em Cerro Largo, onde acompanhou a assinatura de termo de recuperação ambiental de entorno nascentes. O evento aconteceu na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e o ato de assinatura foi realizado na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).

Segundo Raul, a assinatura teve por objetivo firmar um acordo entre a UFFS e a Promotoria Regional Ambiental de Santo Ângelo, onde será analisada e conduzida a recuperação ambiental das Áreas de Preservação Permanente de 10 nascentes que dão origem a rios que cruzam a zona urbana do município de Cerro Largo. Participaram da solenidade, representantes da Promotoria Regional Ambiental de Santo Ângelo, Promotoria de Justiça de Cerro Largo, direção UFFS Campus Cerro Largo, Administração Municipal e Câmara de Vereadores de Cerro Largo, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, e alguns dos agricultores que se dispuseram a recuperar as nascentes localizadas em suas propriedades rurais.

O termo trata-se de projeto-piloto, a fim de iniciar um programa de ações para a recuperação da qualidade ambiental que, além de previstas no Código Florestal Federal (Lei nº 12.651/2012), se fazem necessárias em razão das mudanças climáticas, que causam aumentos de temperaturas, estiagens e outros fenômenos naturais extremos. A ideia é multiplicar essas ações nos demais municípios e aumentar o número de nascentes recuperadas, segundo Raul Jaeschke Jacobs.

Data de publicação: 21/11/2022