PREOCUPADOS COM A ESCASSEZ DE ÁGUA, O SETOR DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIVULGA MATERIA SOBRE O ASSUNTO.

ÁGUA - VAMOS ECONOMIZAR
Como economizar água?
Mudanças simples de hábitos são fundamentais para o futuro da água. Confira as dicas a seguir.
1. Cronometre o banho
Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados. Portanto, o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Além disso, para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar o cabelo e ao se ensaboar.
2. Desligue a torneira ao escovar os dentes
As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água. Por isso, feche-as bem sempre que não estiver usando a água.
3. Ensaboe todas as louças de uma só vez
Antes de lavar a louça, retire os restos de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra dica é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Assim, a gordura não se espalha para os outros itens.
4. Limite o uso da máquina de lavar
O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia.
5. Reaproveite a água da máquina de lavar
A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, lavar o quintal e calçadas. Caso precise guardar essa água por alguns dias, o ideal é utilizar um pouco de cloro para evitar a proliferação de micro-organismos que causam mau cheiro.
6. Não lave calçadas com mangueira frequentemente
Lavar a calçada com mangueira pode representar um gasto de 120 litros de água. Prefira usar a vassoura para limpar o quintal e a calçada.
7. Verifique e corrija quaisquer vazamentos
Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor. Nesses casos, o ideal é buscar ajuda especializada.
8. Feche bem as torneiras
Torneira vazando é fácil de perceber e pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la.
9. Tente não lavar o carro com frequência
Lavar o carro com uma mangueira pode gastar até 600 litros de água em 30 minutos. Procure lavar com o balde.
10. Captação da água da chuva
Aproveitamento da água da chuva por meio de um sistema tecnicamente correto de cisterna, bombonas. Também pode se encher baldes com a água da chuva para posteriormente lavar calçadas, quintal.
“Em diversas regiões do país já é possível sentir diferentes impactos da falta de preservação dos recursos hídricos, como desaparecimento de rios e nascentes, escassez, racionamentos, aumento da poluição da água, entre outros. E se nada mudar na nossa relação com a água, os problemas tendem a aumentar.”
“Só percebemos o valor da água, depois que a fonte seca.”

Fonte: GABINETE DO PREFEITO

Data de publicação: 17/12/2021