Foi realizada ontem, dia 26, no Sindicato Rural de Jóia, pela Administração Municipal, através da Médica Veterinária do município, Nádia Rocha, uma palestra sobre o Programa Dissemina.

Foi explanado pela Médica Veterinária, sobre os resultados, os desafios e as expectativas do Programa Dissemina. O Programa começou a ser implantado em Jóia em 2014, quando o município foi autorizado a celebrar convênio com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do RS.

Para os produtores participarem do Programa é necessário ter um rebanho de leite, residir no município, os animais devem estar cadastrados na Inspetoria Veterinária e o rebanho deve estar com as vacinas em dia. Os produtores que se enquadrarem nos critérios do Programa, tem o direito a receber a quantidade de doses de sêmen calculada sobre o rebanho total, sendo instituído o valor de 30%.

De acordo com a Médica Veterinária, em 2015 havia apenas cinco produtores cadastrados, neste ano já são 66, com um número de 1932 animais atendidos indiretamente e 580 diretamente, sendo 11 localidades atendidas.

Foi colocado em discussão também, sobre os cuidados que os animais precisam para produzir mais, os fatores de riscos para as doenças e o procedimento correto para o qual o animal deve ser submetido.

Data de publicação: 27/09/2019

Créditos: Assessoria de Comunicação