Durante todo o mês de Outubro, a Secretaria de Saúde realizará atividades, tanto na cidade quanto no interior do município, visando a prevenção do câncer de mana e do colo uterino.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jóia promove no próximo mês, o “Outubro Rosa”, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e do colo uterino, com diagnostico precoce. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores são as chances de cura.

Haverá agendamento programado na Unidade de Saúde para todas as mulheres que optarem por realizar a mamografia. É necessária ter entre 25 a 64 anos e não ter realizado o exame nos últimos 12 meses.

Também será realizado a coleta de material citapatológico (preventivo) a toda mulher sexualmente ativa que não realizou o exame nos últimos 12 meses.

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, a Secretaria de Saúde adere a campanha para conscientização das mulheres, com isso pensou em um cronograma no interior e na cidade, aonde será realizado encaminhamento de mamografias SUS, a coleta de citapatológicos (preventivo) e testes rápidos, segue abaixo programação:

  • 01 de outubro

Turno da manhã – Simão Bolivar

Turno da tarde – São Pedro

  • 08 de outubro

Turno da manhã e tarde – Rondinha

  • 15 de outubro

Turno da manhã – Rincão dos Machados

Turno da tarde – Botão de Ouro

  • 17 de outubro

Turno da manhã – Espinilho

  • 22 de outubro

Turno da manhã – Rincão dos Pires

Turno da tarde – Esquina Nova

  • 24 de outubro

Turno da manhã – São José

  • 29 de outubro

Turno da manhã – Carajá

  • 21 a 26 de outubro

Semana D com horários diferenciados a partir das 17 horas até as 20 horas, visando o favorecimento das mulheres que trabalham em horário comercial.

PARTICIPE DA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA.

A prevenção das doenças e a promoção da saúde, reduz os fatores de risco, promovendo assim mais qualidade de vida.

É por meio da corresponsabilidade de cada mulher, que queremos estimular a autonomia de escolher por uma VIDA SAUDÁVEL.

Cuidar da saúde é um gesto de amor à vida!

Data de publicação: 23/09/2019

Compartilhe!