O prefeito Adriano Marangon de Lima se reuniu nesta quarta-feira (31) com o superintendente do DAER em Cruz Alta.

O prefeito Adriano Marangon de Lima se reuniu nesta quarta-feira (31) com o superintendente do DAER em Cruz Alta, para tratar sobre a possível ligação asfáltica de Eugênio de Castro à ERS 522, em Jóia ou em Augusto Pestana.

Segundo Adriano Marangon de Lima, até agora, são duas possibilidades ligando Eugênio de Castro ao município de Jóia, através da comunidade do Cará, uma pelo trajeto atual da rodovia, que dá em torno de 10 km com duas pontes, que necessitam de alargamento no caso de um possível asfaltamento. Além disso, segundo Marangon, "uma segunda possibilidade ainda ligando os dois municípios (Eugênio de Castro a Jóia), diminuiria o trajeto em torno de 5 km de asfalto, ligando a cidade de Eugênio de Castro a ERS 522, no Cará, em Jóia, e em linha reta, pelo trajeto da antiga balsa, que necessitaria duma ponte nova" afirma.

Existe ainda uma terceira possibilidade de ligação asfáltica entre Eugênio de Castro a ERS 522, mas essa não contemplaria diretamente o município de Jóia, segundo Marangon. " Essa opção ligaria diretamente a comunidade do Ijuizinho interior Augusto Pestana, que daria em torno de 10 km de pavimentação, e nesse caso, não precisaria de ponte, nem de construção, nem de reforma".

As três possibilidades foram apresentadas, com a entrega de um documento formalizado, assinado por representantes dos três municípios, que relata a intenção dos gestores em colaborar na contratação do projeto, para que o DAER possa fornecer equipe para realizar esse levantamento e definir em conjunto qual a melhor solução. "Nós, de Jóia, defendemos que seja através da comunidade do Cará, que é do nosso município, mas se essa opção não for viável vamos apoiar o projeto por Augusto Pestana. Estamos interessados no desenvolvimento local mas também no de nossa região como um todo", afirma Adriano, que mencionou ainda o apoio da Câmara de Vereadores de Jóia.

Marangon disse que sabe que esse é um projeto a longo prazo, mas que é necessário o início de uma discussão para que a proposta saia do papel. Também participaram da reunião, o vice-prefeito de Jóia, Vasco Pillatt, vereador Chico, presidente da Câmara de vereadores de Augusto Pestana e o Prefeito de Augusto Pestana, Darci Salete. De Eugênio de Castro o Prefeito Polaco e o chefe de gabinete também marcaram presença.

Data de publicação: 31/05/2023