Diversos serviços serão prestados para a comunidade de Jóia durante o dia de amanhã. Venha participar de mais uma edição da Ronda da Cidadania.

O Projeto Ronda da Cidadania será realizado amanhã (29/11), no Ginásio de Esportes Carlos Poletto, com início às 9h30min. O Juiz, juntamente com a Promotora da Comarca do Fórum de Augusto Pestana, estará presente. Confira todos os serviços ofertados para a comunidade nesta sexta:

* Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e Conselho Tutelar:

- Desenvolvendo ações de sensibilização da população dos seus direitos e deveres;

- Plantão Social, com ênfase em prestar orientações, esclarecimentos e encaminhamentos ao público alvo;

- Esclarecimentos sobre cadastro único do Governo Federal, Programa Bolsa Família, Programa Família Acolhedora e esclarecimentos e encaminhamentos ao Benefício de Prestação Continuada;

- Encaminhamento de Passe Livre à pessoa com deficiência;

- Realização de cortes de cabelos e serviços de manicure;

- Apresentação da Orquestra Acordes para Vida e do Coral Recordar é Viver;

- Avaliação Nutricional e Avaliação do índice de massa corporal.

- Emissão de Credencial do Estacionamento do idoso.

- Conselho Tutelar: Direitos e deveres das crianças e adolescentes;

* Secretaria Municipal de Saúde:

- Orientação sobre saúde bucal;

- Verificação de Pressão Arterial, HGT e testes rápidos;

- informação sobre processos de medicamentos no estado;

- orientação de prevenção em saúde;

- prevenção do Aedes Aegypti;

- uso racional de medicamentos;

* Gabinete do Prefeito atenderá ao Público no local.

* Secretaria Municipal da Agricultura, através do Departamento de Meio Ambiente:

- Informações diversas sobre o Meio Ambiente;

- Coleta de lixo eletrônico (confira abaixo mais detalhes);

* Secretaria Municipal de Educação:

- Setor de Transporte Escolar;

- Setor de Alimentação Escolar e nutrição;

- Conselho Municipal de Educação e FUNDEB;

- Exposição de trabalhos das Escolas.

* Haverá campanha de arrecadação de roupas e brinquedos (em bom estado), para posteriormente serem destinados as famílias carentes do município.

* O Instituto Geral de Perícias disponibilizará senhas para confecção da segunda via, com isenção para pessoas necessitadas junto ao Posto de Identificação do Município de Ijuí e Jóia.

* O Colégio Estadual Antônio Mastella participará do projeto com mostra de trabalhos desenvolvidos na Oficina de Reciclagem.

* As instituições financeiras Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi e Cresol estarão presentes também no evento. O Banco do Brasil realizará a doação da confecção dos CPF’s.

* A Defensoria Pública Estadual prestará orientação e atendimento jurídico à população, durante todo o período de realização do evento.

* A Brigada Militar estará presente no evento.

* Também haverá a participação da Ordem dos Advogados do Brasil –OAB, onde os advogados prestarão orientações jurídicas, estando desde já à disposição uma lista para agendamento de horários junto à Sala da OAB no Fórum da Comarca, através do telefone 3334-1366.

* A Câmara Municipal de Vereadores disponibilizará informações acerca das atribuições institucionais do poder Legislativo Municipal.

* O Comando Ambiental da Brigada Militar – 2º Batalhão, também se fará presente no local.

* A Ronda da Cidadania disponibilizará também o Casamento Civil Comunitário, através do Serviço Notarial e Registros de Jóia.

* A Promotoria de Justiça de Augusto Pestana estará presente disponibilizando atendimento e informações ao público.

* O pelotão de Polícia Rodoviária da Brigada Militar participará do evento com a presença de servidor e exposição de material utilizado na fiscalização de trânsito.

* O Cartório Eleitoral estará atendendo, ofertando os seguintes serviços: emissão de títulos novos (primeiro título de eleitor); revisão (atualização e segunda via); transferência de domicílio eleitoral; justificativas eleitorais; prestação de informação aos eleitores. Para receber atendimento, o eleitor Joiense deverá estar portando os seguintes documentos: Documento de Identificação (certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, Carteira de Trabalho ou carteira funcional); Comprovante de endereço (contas de água, luz ou telefone, na falta destes, declaração ou atestado de terceiros que comprovem vínculos por: propriedade, profissional, econômico, afetivo ou comunitário); CPF; Certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo (protocolo de apresentação, dispensa, dentre outros), este último apenas para maiores de 18 anos e do sexo masculino.

* A Administração Municipal, através do Setor de Meio Ambiente, estará realizando uma campanha de coleta de lixo eletrônico, em frente ao Ginásio de Esportes, das 9 horas às 12 horas. Serão coletados os seguintes itens: aparelhos de som, ar-condicionado de janela, Split e aquecedores, bebedouros, cabos de fios, caixa de som, cafeteiras, liquidificador, batedeira, calculadoras, carregadores em geral, telefones em geral, centrais telefônicas, chuveiros, CPU, DVD, vídeo cassete, estabilizadores e nobreak, fax, ferro elétrico, fontes de microcomputadores, forno elétrico, freezer e geladeira, HD, impressoras e scanners, lavadora de roupa, secadora e centrífuga, máquina de escrever, máquina de lavar louça, micro-ondas, modem, monitores CRT e Led, mouse, notebook, pen drive, placas em geral, secadores de cabelo, receptores, roteadores, servidores, térmicas, teclados, TV de tubo, Led e LCD e torneiras.  Serão recolhidos vidros (quebrados devem estar bem acondicionados), não será recolhido vidros temperados. Não serão coletadas nesta campanha: lâmpadas em geral, sejam incandescentes, fluorescentes ou lâmpadas Led, toners, pilhas, baterias, quem trazer terá custos.

Pilhas e baterias: R$ 17,00 p/kg

Lâmpadas quebradas: R$17,00 p/kg