O Dia D será neste sábado, 19 de outubro. Nessa data, o Posto de Saúde do município estará aberto das 8 às 17 horas para aplicar a vacina contra esse vírus, especificamente para as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2019 terá seu Dia D neste sábado, 19 de outubro. Nessa data, o Posto de Saúde do município estará aberto das 8 às 17 horas para aplicar a vacina contra esse vírus, especificamente para as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo vai até o final de novembro, sendo que neste primeiro momento (no mês de outubro) serão contemplados primeiro as crianças e em novembro, os adultos até 49 anos de idade que não possuem registro vacinal.

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus do sarampo. Os sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40ºC, tosse, coriza/secreção nasal, mancha vermelhas por todo o corpo e olhos inflamados.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina, por isso reforçamos aos pais e responsáveis para levarem seus filhos para vacinar.

Data de publicação: 18/10/2019

Compartilhe!