Avaliação foi realizada na rede pluvial pública da Rua Odorico Caldeira do Amaral

Devido a ampliação da rede pluvial pública na Rua Odorico Caldeira do Amaral, cruzamento com a Rua Francisco Pinheiro, em Jóia, o setor de Vigilância Sanitária, juntamente com o Departamento de Fiscalização Ambiental do município, realizou o trabalho de verificação das instalações sanitárias das residências localizadas próximas à rede.

Segundo Raul Jaeschke Jacobs, Fiscal Ambiental, as águas encontradas nessa rede possuem traços de resíduos domésticos, o que sugere ligações irregulares de sistemas de esgotamento sanitário domésticos na rede pluvial, a qual deveria receber apenas águas de chuva.

Nesse sentido, o trabalho da Vigilância busca manter o compromisso da administração municipal em lançar as águas na melhor qualidade possível nos rios do município. “As casas que apresentaram instalações inadequadas estão sendo notificadas para que façam os devidos ajustes. A maior parte deles refere-se a instalação de caixa de gordura no encanamento das águas de cozinha, e destinação dessas e das águas de lavar roupa para o sumidouro da residência,” afirma Raul.

Ainda segundo a fiscalização, a intenção com o trabalho é reduzir a presença de contaminantes biológicos e químicos nas águas da rede pluvial, estando aptas ao retorno à natureza. Além disso, como medida adicional, será construído um filtro de tratamento, conforme normas técnicas, no final da rede, antes do lançamento das águas no Rio Lajeado Bonito, a fim de retirar os poluentes remanescentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 24/08/2022

Compartilhe!