Em reunião com a Emater, Sindicato Rural e Sindicato Patronal, Defesa Civil municipal, Conselho Agropecuário e representantes das cooperativas Agropam e C. Vale e Poder Executivo, foi debatido sobre os prejuízos nas lavouras em Jóia

A Administração Municipal realizou hoje uma reunião com a Emater, Sindicato Rural e Sindicato Patronal, Defesa Civil municipal, Conselho Agropecuário e representantes das cooperativas Agropam e C. Vale, para debater sobre a estiagem e os prejuízos nas lavouras de milho e soja, e na produção de leite. Estiveram presente também o Prefeito Adriano Marangon de Lima, vice-prefeito Ari Ecker e o assessor do Secretário de Agricultura do Estado – Uiliam Silva Cargnelutti.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil municipal - Oneide Sassi, para a Prefeitura emitir um decreto e o Estado homologar este decreto é necessários dois requisitos, que devem ser analisados com cuidado, que são dano material e dano humano. "Precisamos ter dados sólidos, com laudos técnicos da Emater e apoio de laudos das cooperativas. Pois para lançar um decreto de emergência as informações devem ser precisas, e ainda vamos precisar de laudo que comprovem dano humano".

O prefeito Adriano Marangon de Lima, assim como os demais, está preocupado com as perdas já visíveis em consequência da longa estiagem. Para buscar a melhor solução, foi decidido que a equipe técnica das cooperativas e da Emater irão elaborar laudos técnicos com as últimas informações sobre a estiagem e qual percentual de perda em cada cultura. “A situação realmente é muito preocupante, a safra já está comprometida. Estamos buscando dados concretos e não está descartado um decreto de situação de emergência para a próxima semana”.

Ficou definido que na próxima quarta-feira (15/01), em nova reunião, às 8 horas, será apresentado os laudos técnicos da Emater e das cooperativas.

Data de publicação: 10/01/2020