As pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade são o alvo desta etapa da Campanha, que segue até o dia 30 de novembro.

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos, em todo o país.

Os sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40ºC, tosse, coriza/secreção nasal, mancha vermelhas por todo o corpo e olhos inflamados. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina, por isso a Secretaria Municipal de Saúde de Jóia reforça que quem não tiver o registro vacinal deve procurar a Unidade de Saúde para colocar a vacina em dia.

Data de publicação: 19/11/2019

Compartilhe!