A Secretaria Municipal em parceria com o Rotary Club de Jóia, realizou 78 testes rápidos para detectar a Hepatite.

Durante a tarde de ontem, dia 13 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Club de Jóia, realizou o Dia D de erradicação da Hepatite, onde a comunidade pode fazer testes rápidos para detectar esta e outras doenças. Foram realizados 78 testes rápidos.

O Rotary Internacional, através de todos os Rotary Clubs, vêm investido para a erradicação da Hepatite. A atual campanha é a “Hepatite Zero”, para a erradicação, com a mobilização mundial, através da ABPH – Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, que provê toda a assistência, de forma gratuita, às pessoas diagnosticadas.

A Hepatite é uma epidemia crescente, atingindo mais de 500 milhões de pessoas infectadas pelo vírus. Uma doença silenciosa, que pode ser classificada em A, B, C, D e E, sendo que os tipos B e C são as mais perigosos.

A Hepatite C é transmitida principalmente por via sanguínea e é a grande preocupação, principalmente para as pessoas acima de 40 anos, que já se submeteram a procedimentos cirúrgicos, que receberam doação de sangue ou fizeram tatuagem. A chance de cura está em diagnosticá-la a tempo de efetivo tratamento. Surge, então, a importância de se fazer o teste, que além de rápido, é gratuito.

O presidente do Rotary Club de Jóia, Bruno Barth e demais companheiros rotaryanos, esclarecem que a campanha continuará, devendo o interessado procurar a Secretaria de Saúde e solicitar o teste e outros esclarecimentos.

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites B e C, observe se você já se expôs a algumas destas situações: praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.

Data de publicação: 14/08/2019

Créditos: Assessoria de Comunicação e Rotary Club