A RGE está realizando instalações de aquecedor que utilizam a energia solar em residências que possuem a Tarifa Social ou que estão em áreas consideradas de vulnerabilidade.

Jóia é um dos municípios que está recebendo, pela parte da RGE, a instalação de aquecedores solares em residências de famílias que possuem a Tarifa Social ou moram em áreas consideradas de vulnerabilidade social. As famílias que estão recebendo estes aquecedores foram mapeadas pela RGE. No município, algumas casas do Bairro Cohabe já estão com as instalações realizadas.

Para a instalação dos aquecedores, a residência precisa ter condições técnicas para receber o equipamento e posição solar favorável. Em média, 35% da fatura dos clientes se devem ao consumo do chuveiro elétrico e, portanto, reduções no consumo com este equipamento apresentam considerável impacto positivo na fatura de energia elétrica.

O aquecedor solar utiliza o calor do sol para esquentar um fluído que passa por tubos, chamados de serpentinas. Cabe ao fluído absorver calor e, circulando dentro do reservatório de água, o que ajuda no aquecimento da água para o banho. Com isso, haverá uma redução no consumo de energia elétrica em função deste pré-aquecimento desta água.

Data de publicação: 07/08/2019

Compartilhe!